Estrias

São cicatrizes que se formam quando há a destruição das fibras colágenas e elásticas da pele, geralmente causada por um estiramento da pele, assim formando linhas devido a diminuição da primeira e segunda camada da pele.

Tipos de estrias:
Existem as estrias recentes e antigas. Quando avermelhadas, são recentes e podem apresentar uma leve coceira acompanhadas por uma inflamação. As antigas são esbranquiçadas, neste tipo já ocorreu uma diminuição das fibras colágenas e elásticas, inexistentes de inflamação.

Quais são os fatores que causam as estrias?
As estrias podem surgir por causa da gravidez, na colocação de próteses mamarias, em uso de anabolizantes, aumento de peso, fatores hormonais, tratamentos à base de corticoides e pela predisposição genética.

Quais são os tratamentos?
Pelo fato das estrias serem irreversíveis, não existe um tratamento que faça a pele voltar ao normal, mas pode melhorar o aspecto dessas lesões tornando-as semelhantes à pele ao seu redor. As estrias recentes podem chegar a desaparecer. Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Para as estrias antigas são recomendadas a radiofrequência e peelings.